A secretária de Saúde do estado da Bahia, Roberta Santana (Foto: Feijão Almeida), falou sobre prevenção às ISTs e campanha do Hemoba para doação de sangue. Sobre ISTs, ela disse que tem realizado nos postos de saúde em Salvador e no interior do estado mais de sete mil testes de ISTs e HIV. “Estamos dando todo o reforço na saúde do interior. Dos três mil plantões a mais que fazemos nessa época, envolve o interior do estado para que não o deixemos descoberto. Sabemos que é também um período de turismo e vem muita gente de fora, por isso mantemos tudo adequado”, disse.
Por exemplo, em hospitais como Clériston Andrade, o Hospital do Cacau e o Hospital de Porto Segura, a secretária disse que todo o cuidado é feito. “Isso para que possamos garantir não só a festa no circuito, mas também no interior do estado”.
O que é feito antes de festas como essa para prevenir, a secretária disse que é um chamado para a vacinação. “É esse o grande pedido que temos feito para garantir que não tenha reflexo na gripe, influenza e covid pós-carnaval. Estamos com boa parte da população imunizada. O que chamamos é para fazer o reforço”.
Sobre a doação de sangue, Roberta lamentou que até agora não teve resultados positivos com o Hemoba. “Mas eu espero que amanhã possamos dar boas notícias para todos. há uma redução de 70% de doação de sangue no Carnaval”, finaliza.



