O senador Jaques Wagner (PT) anunciou nesta terça-feira (24) que deixará a liderança do governo federal no Senado. A decisão, segundo ele, foi tomada em comum acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma reunião realizada em Brasília.
A informação foi divulgada pelo próprio parlamentar nas redes sociais. Na publicação, Wagner classificou o encontro com Lula como uma conversa entre amigos e afirmou que, neste momento, pretende concentrar esforços em sua defesa diante das investigações relacionadas ao escândalo envolvendo o Banco Master.
Nos últimos dias, o nome do senador passou a ser citado nas apurações que investigam possíveis irregularidades ligadas ao grupo financeiro comandado pelo empresário Daniel Vorcaro. O petista nega qualquer envolvimento em práticas ilegais.
Ao justificar sua saída da liderança governista, Wagner afirmou que sua prioridade absoluta será demonstrar sua inocência perante as acusações que surgiram no decorrer das investigações.
Além da defesa pessoal, o senador disse que pretende direcionar sua atuação política para a campanha de reeleição de Lula e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nas eleições de 2026.
O parlamentar também confirmou que seguirá trabalhando em seu próprio projeto de reeleição ao Senado, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que é apontado como um dos nomes cotados para disputar uma vaga na Casa Legislativa.
Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no @SenadoFederal.
Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do…
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) June 24, 2026
Saída ocorre em meio à repercussão do caso Master
A decisão acontece em um momento de forte repercussão política após o avanço das investigações relacionadas ao Banco Master, que já atingiram empresários, parlamentares e outras figuras públicas.
Embora tenha recebido manifestações públicas de apoio de integrantes do governo e do Partido dos Trabalhadores, Wagner vinha sendo pressionado por setores da oposição e por parte da opinião pública devido às citações surgidas durante a apuração.
No comunicado, o senador afirmou que continuará comprometido com o projeto político liderado por Lula e destacou que pretende seguir trabalhando pela continuidade das gestões petistas na Bahia e no Brasil.
“Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”, escreveu o parlamentar.
Até o momento, o Palácio do Planalto ainda não anunciou quem assumirá oficialmente a liderança do governo no Senado após o afastamento de Jaques Wagner.
Fonte: bahia.ba



