A secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, fez um alerta nesta terça-feira (17) sobre o crescimento de registros de violência contra mulheres após os dias de folia em Salvador. Segundo ela, o período pós-Carnaval exige atenção redobrada da rede de acolhimento e da sociedade.
Em entrevista concedida à imprensa, a gestora destacou que a Casa da Mulher Brasileira registrou um volume elevado de atendimentos relacionados a ocorrências fora dos circuitos oficiais da festa.
“As pessoas bebem no Carnaval e isso aumenta o índice de violência quando chegam em casa. A Casa da Mulher Brasileira registrou ontem um alto nível de atendimentos de violência externa, fora do circuito. Então, são sinais que estamos levantando para a estatística”, disse.
“A gente tem dois postos avançados, um aqui no Campo Grande e um na Ondina. Além disso, nós temos o Botão Lilás amplamente divulgado: 987913420, que faz com que a equipe da Guarda Civil possa ser deslocada. Existe um centro de operações especializado em diálogo constante com a gente”, complementou.
Durante o Carnaval, a prefeitura mantém postos avançados de atendimento nos principais circuitos, além da atuação permanente da Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia.
O Botão Lilás, acionado pelo número (71) 98791-3420, permite o deslocamento imediato de equipes da Guarda Civil Municipal em casos de risco. A rede também atua de forma integrada com forças de segurança e serviços especializados.
Fonte: bahia.ba



