A rede estadual de ensino da Bahia inicia o ano letivo de 2026 com expectativas positivas, avanços na matrícula online, investimentos em educação integral e medidas voltadas à valorização dos profissionais da educação. As informações foram apresentadas pela secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, durante agenda em Feira de Santana, nesta quarta-feira (28), onde o governador Jerônimo Rodrigues participa da Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Em entrevista ao Jornal da Hora BA, a secretária afirmou que as escolas estaduais permaneceram abertas durante o período de férias, garantindo acolhimento e orientação aos estudantes da rede estadual e também das redes municipais nos 417 municípios baianos.
A matrícula para o ano letivo foi considerada um sucesso, com forte adesão ao sistema online e poucos problemas registrados. “Vivemos uma nova cultura de matrícula na rede estadual, com o uso da tecnologia. As escolas ficaram abertas para quem precisasse de apoio presencial, mas o sistema online funcionou muito bem”, destacou.
O início oficial das aulas está marcado para o próximo dia 9 de fevereiro. Antes disso, entre os dias 2 e 6, será realizada a Jornada Pedagógica da rede estadual, com debates voltados à soberania nacional, justiça social e os impactos desses temas no processo de ensino-aprendizagem.
Reajuste salarial e acordo do piso do magistério
Sobre o reajuste salarial dos professores, a secretária reforçou que o Governo da Bahia segue cumprindo a Lei do Piso Nacional do Magistério, pagando atualmente cerca de 2% acima do piso nacional. Para 2026, o governo prepara o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), assim que o recesso parlamentar for encerrado, para atualizar os valores.
Além disso, está aberto, entre os dias 20 e 31 de março, o período de adesão ao acordo do piso do magistério para aposentados e pensionistas que estejam com remuneração abaixo do piso. O acordo foi construído em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, e as orientações estão disponíveis nos sites da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da APLB-Sindicato.
Queda da evasão escolar e resultados positivos
No enfrentamento à evasão escolar, a secretária destacou os investimentos em escolas de tempo integral, melhorias na infraestrutura, fortalecimento da alimentação escolar e programas de permanência, como o Bolsa Presença e o Educa Mais.
De acordo com os dados apresentados, a Bahia é hoje o estado brasileiro que mais garante a permanência de estudantes entre 15 e 17 anos na escola. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também refletem esse avanço: mais de 500 estudantes da rede estadual já alcançaram notas acima de 900, mesmo antes da divulgação oficial final pelo Inep.
“O combate à evasão passa por garantir dignidade aos estudantes, com escola estruturada, alimentação, programas de permanência e políticas públicas consistentes”, afirmou.
Ainda durante a agenda em Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues deve anunciar novos investimentos para a educação, especialmente na área da alimentação escolar, com articulação direta com a agricultura familiar, reforçando a integração entre educação, desenvolvimento rural e segurança alimentar.



