O presidente de honra do MDB, Geddel Vieira Lima, fez duras declarações sobre o cenário político da Bahia ao comentar a atuação do ex-deputado federal Marcelo Nilo e sua relação com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, apontado como pré-candidato da oposição ao Palácio de Ondina nas próximas eleições. As manifestações foram publicadas ontem nas redes sociais e repercutiram no meio político estadual.
Geddel destacou o desempenho de Marcelo Nilo no campo da oposição e o papel que ele vem exercendo na defesa política de ACM Neto. Para o dirigente emedebista, o ex-parlamentar reúne credenciais suficientes para integrar a chapa majoritária da oposição, especialmente diante da visibilidade que busca para uma candidatura ao Senado. “O ex-deputado Marcelo Nilo é um lutador. O respeito, o trabalho de oposição que ele tem feito e a defesa do ex-prefeito ACM Neto são admiráveis. Ele tem conquistado as credenciais para integrar a chapa do ex-prefeito que disputará as próximas eleições”, afirmou.
Apesar do reconhecimento público, Geddel fez uma previsão crítica sobre o desfecho dessa relação política. Segundo ele, mesmo diante do apoio e dos serviços prestados por Marcelo Nilo, ACM Neto tende a excluí-lo do projeto eleitoral. “Conhecendo o histórico do ex-prefeito, tenho certeza que ele vai rifar Marcelo Nilo, o que será, pelo serviço político que ele tem prestado, uma punhalada do tamanho da que foi cravada nas costas de José Ronaldo em 2022”, declarou.
O ex-ministro ressaltou que sua avaliação não seria surpresa para quem acompanha a trajetória política de ACM Neto e afirmou que sua leitura é baseada em episódios anteriores. “Conhecendo o ex-prefeito do ponto de vista político, não será surpresa. É assim que penso. Me cobrem depois”, concluiu.
As declarações ocorrem no momento em que Marcelo Nilo (Republicanos) tem ampliado o discurso público sobre a possibilidade de disputar o Senado em 2026. No último dia 26, durante a inauguração do viaduto José Linhares, o ex-deputado afirmou estar convencido da candidatura, citando conversas internas e a existência de uma vaga reservada ao Republicanos. “Estou convencido que serei candidato a senador, agora o técnico é [ACM] Neto. Jogo na ponta esquerda, na ponta direita, centroavante, onde ele me colocar”, disse.
Nilo também afirmou que pretende representar o interior do estado no Senado, apontando um ambiente de mudança fora da capital. “Estou sentindo um clima de mudança no interior do estado. […] Essa mudança está estampada na cabeça do povo da Bahia. Eu quero ser senador para ser do interior, do semiárido. […] estou muito convencido de que serei senador da República com o apoio do povo”, declarou.
Fonte: Tribuna da Bahia



