O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), subiu o tom ontem contra o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), após críticas do gestor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante entrevista à Rádio 93 FM, o ministro citou investimentos do governo federal no município do Sudoeste baiano e classificou a postura do prefeito como “ingratidão”.
“O nome disso é ingratidão. Na vez passada, o prefeito daqui fez e refez, gastou uma fortuna para tentar ganhar a eleição e nós viemos e ganhamos a eleição, porque o povo não é ingrato. A liderança pode ser, mas o povo não é. O povo sabe quem está construindo dois PSFs (Postos de Saúde da Família) aqui, o povo sabe quem está construindo CAPs (Centros de Atenção Psicossocial)”, afirmou.
“O povo sabe quem está construindo a Universidade Federal. O cabra acaba de receber uma universidade federal em seu município e vai falar mal de quem trouxe a universidade”, continuou Rui. Em tom de desabafo, o ministro ainda acrescentou: “Eu só sei ser traído uma vez, duas eu não aceito”.
A declaração ocorre em meio ao provável anúncio de Zé Cocá como vice na chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao Governo da Bahia. Rompido com o grupo governista desde 2022, o prefeito havia ensaiado uma reaproximação recente com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), inclusive sinalizando apoio à sua reeleição em diferentes momentos.
O senador Jaques Wagner (PT) também manifestou incômodo com a postura do prefeito. Em entrevista para a rádio Baiana FM, Wagner criticou as declarações de Cocá contra Lula e classificou o episódio como desnecessário.
“Eu não gosto muito de uma certa ingratidão, como aconteceu aqui em Jequié. A gente veio pra cá, o prefeito estava no palanque, anunciamos a Universidade do Sudoeste da Bahia e cinco, seis dias depois, ele fez um ataque absolutamente desnecessário de absoluta ingratidão ao presidente Lula”, disse o senador.
Jequié, município do Sudoeste baiano, concentrou atenções no cenário político estadual nos últimos dias. Ontem, Rui e Wagner cumpriram agenda na cidade para a assinatura da ordem de serviço das obras de restauração da BR-330, no trecho entre Jequié e Ubaitaba.
A visita ocorreu em meio às articulações políticas envolvendo Zé Cocá, que, após romper com o governo em 2022, voltou a se aproximar da base aliada nos últimos meses, chegando a ser especulado no PSB. O novo movimento, no entanto, indica um reposicionamento do prefeito no tabuleiro eleitoral baiano.
Fonte: Tribuna da Bahia



