O senador Jaques Wagner falou sobre o deputado federal Eduardo Bolsonaro está cometendo traição a pátria. O deputado tem estado nos Estados Unidos e assume que tem negociado sanções ao Brasil através do governo americano exigindo que haja anistia irrestrita para os golpistas do 8 de janeiro.
Wagner disse que não gostaria muito de falar sobre o assunto, mas acha inadmissível um representante do povo brasileiro esteja detonando e pedindo para retaliar o seu próprio país. “Só para tentar salvar o pai de um julgamento. O pai dele precisa mostrar sua inocência em vez de ficar buscando artifícios. Lula ficou preso e não trocou sua dignidade pela liberdade. Só saiu quando foi inocentado. Essa deve ser a postura do ser humano. O que ele faz é uma traição ao Brasil e ao povo brasileiro”.
Eleições 2026
Falando sobre a chapa majoritária em 2026, Wagner ressalta que a base governista tem um bom problema para resolver. Temos três bons candidatos para duas vagas: Rui Costa, eu e Coronel. Vamos ter que ajeitar. É a arte da política. Ainda não sabemos como fazer”.
A decisão, ressalta o senador, ficará para março do ano que vem.
Brics
Questionado sobre se seria a favor da criação de uma moeda para os países do Brics, o senador ressaltou que essa é uma decisão que eles irão tomar. “Mas não é uma decisão simples porque o dólar é a moeda que foi convencionada como internacional. Isso traz vantagens e desvantagens para os EUA. Vantagem porque é a moeda dele e desvantagem porque toda vez que ela circula mais ele é obrigado a emitir moeda e sua dívida externa passa de 1 trilhão de dólares. É bem complicado. Mas os países tem a liberdade de fazer suas negociações como quiserem”.