- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
HomeFeira de SantanaSaúde, Segurança Pública e Assistência Social trabalham muito na Micareta de Feira

Saúde, Segurança Pública e Assistência Social trabalham muito na Micareta de Feira

O segundo dia da Micareta de Feira de Santana foi um sucesso. Tudo funcionou bem em diversas áreas como saúde, segurança pública e assistência social. O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, fez uma avaliação dos dois dias de festa em um dia atípico por conta da chuva. “Estamos fazendo uma Micareta consolidada como um dos grandes eventos da Bahia e do Brasil. No primeiro dia foram 350 mil pessoas passando pelos portões de acesso e entrando no circuito Maneca Ferreira e um evento dessa magnitude demonstra que ele já transcendeu Feira de Santana”, disse.

Ainda conforme o secretário, a Micareta é uma das mais importantes demonstrações culturais que a Bahia produz. “Ela tem um poder muito grande de desenvolvimento para a nossa cultura e para a economia da cidade de Feira de Santana porque movimento a rede hoteleira, o setor de serviços e os empregos gerados aqui. Quem ganha com isso é a cidade porque abre espaço para que o polo cultural possa ferver”.

Sobre a parceria Governo do Estado – Prefeitura Municipal, o secretário afirmou que é de muita responsabilidade e maturidade política porque garante que os investimentos sejam combinados, articulados. “Quem ganha com isso é a festa e a população. Estamos trabalhando juntos para garantir o sucesso dessa festa”.

Roberta Santana – Foto: Jornal da Hora BA

Já secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, não teve nada melhor do que a parceria na saúde entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Estamos tendo uma boa relação. O governador Jerônimo e o prefeito José Ronaldo pela primeira vez trabalhando de forma integrada na saúde com dois módulos de saúde para atender toda a população do circuito. Conseguimos atender neles a maioria das pessoas que buscaram os serviços de saúde e somente oito pacientes foram encaminhados para a UPA, isso dentro de 350 mil pessoas no circuito”.

Roberta diz ainda que o trabalho nos portais de acesso com a Segurança Pública reflete na saúde. “Evitando a entrada de armas, de objetos perfurocortantes diminui a possibilidade de ocorrências. É importante essa parceria. Agradeço ao secretário Rodrigo que tem trabalhado junto conosco”.

Com as chuvas, a secretário diz que vê possibilidade de gripes. “Por isso a vacinação é muito importante nesse momento. O secretário Rodrigo teve essa iniciativa e inclusive nós fizemos a vacinação nos catadores. Foi um pedido do governador Jerônimo. É importantíssima essa iniciativa porque chama a população para se vacinar e curtir a festa imunizado para evitar problemas futuros”.

A ação para doação de sangue no Hemoba teve uma boa adaptação porque o órgão já vinha se preparando para a festa chamando a população para fazer a sua doação. “Quero agradecer a todos os doadores que foram ao Hemoba para fazer a sua doação”.

Rodrigo Matos – Jornal da Hora BA

O secretário de Saúde do município Rodrigo Matos ressalta que está extremamente satisfeito com a parceria entre os governos do estado e município. “Os números do primeiro dia nos animaram porque conseguimos resolver a maior parte dos casos atendidos nas nossas unidades sem precisar transferir. Outros foram transferidos para uma UPA, policlínica ou hospital. É uma Micareta de paz, tranquila, o que nos deixa animado”.

Ele disse que passou nas unidades, permaneceu por um tempo e tem visto elas vazias. “Queremos que as pessoas se divirtam com tranquilidade, harmonia e paz, mas estamos preparados. Pedimos a Deus que nada ocorra, mas se ocorrer estaremos prontos. A parceria com a Sesab é excelente, dialogamos muito para que tudo isso acontecesse. Estamos fazendo tudo em parceria porque é a melhor firma de você eficientizar”.

Rodrigo parabenizou as forças de segurança pelo trabalho na Micareta, o que ele concorda com a secretária Roberta que reflete na parte de saúde. “Quero parabenizar a Polícia Militar pela forma de abordar. Uma forma tranquila, respeitosa, mantendo a firmeza necessária. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estão entendendo que a integração das forças colhe frutos. Até agora está tudo bem e espero que continue assim até a segunda-feira no Arrastão”.

Eles estão aproveitando a festa para vacinar as pessoas. “Vacinamos os catadores de recicláveis, pessoas que muitas vezes são invisíveis, mas muito uteis para a festa, trabalhadores da saúde, pessoas que procuram nossas unidades. A saúde não pode perder tempo. Temos que ir atras para aumentar a cobertura vacinal no município”.

Na parte da Segurança Pública, o delegado Yves Correia, responsável pela Diretoria Regional do Interior Leste (Dirpin Leste), faz uma avaliação positiva da festa até aqui. “Na primeira noite tivemos 350 mil pessoas no circuito e mesmo com esse número de pessoas tivemos redução da criminalidade. Vamos seguir nessa mesma linha para uma Micareta de paz para quem é da nossa cidade e todos os turistas que estão visitando”.

O furto e roubo de celulares ainda é o maior tipo de ocorrência. “A polícia trabalha para recuperar e devolver esses celulares”.

A diretora da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Alessandra Coelho, afirmou que tem um público que tem dificuldade de acessa as políticas e serviços. “A nossa ação atende as pessoas em situação de vulnerabilidade que estão no circuito e muitas delas são pessoas que acompanhamos no decorrer do ano, mas muitas outras são de outras cidades”.

A equipe passa durante o dia entregando kits de higiene pessoal, materiais informativos sobre os serviços que estão funcionando na Micareta, água para beberem e direcionando-os para uma ação de segurança alimentar que está sendo realizada pela Secretaria voltada para elas. “Orientamos dentro do que é possível. Temos encontrado pessoa do interior do estado que vieram trabalhar e estão em situação de rua aqui na avenida porque dormem aqui e outras que são daqui. Muita demanda por alimento e eles são direcionadas para receber sua refeição”.

O órgão tem uma sede que fica na Rua Felinto Marques de Cerqueira, nº 558, Capuchinhos, e durante todo o ano a equipe atua na cidade e em alguns territórios de pessoas em situação de rua e de juventude em situação de vulnerabilidade social. “Atendemos pessoas da cidade e aqui no circuito saímos da nossa sede e estamos vindo para cá um pouco antes da saída do primeiro trio e vamos atendendo no entorno todas as pessoas que encontramos, principalmente os que estão trabalhando como catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua”.

Quem quiser entrar em contato com a Superintendência pode ir a sua sede física e pelas redes sociais do Programa Corra pro Abraço através do seu Instagram e pelas redes sociais da Seades e da secretária Fábia Reis, grande entusiasta dessa ação e das que ocorrem durante o ano.

Stay Connected
16,985FãsComo
2,458SeguidoresSeguir
61,453AssinantesInscrever-se
Must Read
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui