No último dia oficial da Micareta de Feira, o prefeito José Ronaldo fez uma avaliação da festa. Segundo ele, está tudo correndo bem e com tranquilidade. “São quatro dias e meio de festa se contarmos a segunda-feira de arrastão. Está tudo transcorrendo dentro do esperado, até a chuva chegou na cidade. Estávamos precisando dela. Estou feliz de estar fazendo e participando de mais essa Micareta ao lado de tanta de gente porque ninguém faz nada sozinho”.
Ele ressaltou que são centenas de pessoas que trabalham para planejar, organizar e executar uma festa como essa. “Hoje é dia de agradecer a todas essas pessoas que trabalharam tanto para realizar mais essa Micareta de Feira de Santana”.
ACM Neto não participou dessa Micareta. “Pelo que eu lembro, ele nunca participou da Micareta. Não é de estranhar ele não vir. É algo normal na vida dele”.
Em toda Micareta se buscar melhorar, salienta. “Procuramos algo novo, ideias, caminhos e projetos novos. Isso é uma rotina de qualquer evento, imagine uma festa com essa grandiosidade. Vemos que camarotes e blocos praticamente acabaram, temos três ou quatro blocos. Antes os blocos ajudavam muito a Micareta porque traziam as maiores atrações e isso economizava para a Prefeitura. Hoje apenas três blocos trouxeram artistas para se apresentar. Isso é uma dificuldade para fazer a festa”.
Ainda assim, essa não é uma questão apenas de Feira de Santana, é nacional. “As oportunidades que as pessoas tem de fazer festas com as grandes atrações musicais é muito grande. Quase todos os municípios contratam, fazem festas, proporcionam ao seu cidadão ir à festa sem precisar pagar. Tudo isso muda a cultura. Mas a Micareta continua forte, firme, cada vez maior em seus mais de 80 anos, o que é raro no país”.
Sobre a parceria com o Governo do Estado, Ronaldo disse que vai tentar estende-la para os festejas juninos. “Vou conversar, pedir e solicitar”.
Zé Neto
Já o deputado federal Zé Neto avalia a Micareta como boa. “Temos tudo para evoluir. Esse ano houve um diálogo mais direto entre Estado e Município e isso ajuda a construir um caminho com mais serenidade e responsabilidade com as coisas que podem ser feitas de forma conjunta. Precisamos trabalhar com antecedência nessa festa e esse diálogo deu certo. É ganha – ganha. Os dois lados ganham e quem ganha ainda mais é o povo”.
São R$ 30 milhões de investimento do Governo do Estado e mais de R$ 20 milhões do município. “A festa foi ótima, mas pode melhorar muito como horário de trios, diálogo com os comerciantes, com quem faz a festa, a retomada dos blocos e camarotes. A comunicação vai bem. A maioria dos camarotes que estão na avenida são da comunicação como jornais, revistas, blogs, programas de rádio, sites. Temos todas as ferramentas para juntar todos, encaixar melhor essa festa no âmbito nacional e estadual, porque ela está muito regionalizada, e fazer ela mais mega. Antes saiam flashs no Jornal Nacional e Fantástico”.
Os números positivos da Segurança Pública são evidentes. “Toda a tecnologia colocada para a Segurança Pública ajudou. Melhorou o diálogo com a Guarda Municipal. Ela é um ponto alto em todas as Micaretas e agora contribui para que faça essa festa avançar. As disputas políticas tem que ficar de lado. O diálogo constrói uma avenida e pontes maravilhosas para melhorarmos as coisas na Micareta e avançar em outras áreas, como a saúde”.
O Governo do Estado ajudará na construção do Hospital Municipal e Zé Neto garante emendas parlamentares para ajudar. O Estado já havia oferecido o terreno, mas a Prefeitura disse que já tinha. “Estou ajudando na construção do Hospital do Câncer aqui em Feira. Vou ajudar no que for possível. Para mim, a saúde tem que estar fora do debate político”, finaliza.