- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
HomeUncategorizedINSS: saiba quais parlamentares apresentaram emendas para alterar medida de combate a...

INSS: saiba quais parlamentares apresentaram emendas para alterar medida de combate a fraudes

Quinze deputados e senadores, em sua maioria de esquerda, apresentaram emendas para modificar a Medida Provisória (MP) 871/2019, que combate fraudes no INSS.

Os textos foram redigidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade ligada ao PT e atualmente investigada pela Polícia Federal (PF) no escândalo dos descontos indevidos, uma fraude estimada em R$ 6,3 bilhões, revelada pelo Metrópoles.

Os textos têm as assinaturas de deputados e senadores. A coluna analisou os metadados desses documentos e descobriu que a entidade aparece como a verdadeira autora das propostas.

De um total de 578 emendas, 96 têm o nome da Contag ou de advogada da confederação como autor.

Publicada no primeiro ano do governo Bolsonaro, a MP 871/2019 tinha como objetivo combater irregularidades na concessão de benefícios do INSS.

Uma das principais mudanças previstas no texto era a revalidação anual dos descontos associativos, medida que buscava aumentar o controle sobre possíveis fraudes.

Entre os 15 parlamentares que apresentaram emendas da Contag, nove são do PT. São eles, os deputados Zé Neto (BA), Patrus Ananias (MG), Valmir Assunção (BA), Marcon (RS), Rubens Pereira Júnior (MA) e dos senadores Humberto Costa (PE) e Jaques Wagner (BA), além dos ex-congressistas Jean Paul Patres (RN) e Paulo Rocha (PA).

A lista inclui também os deputados federais Jandira Feghali (PSol-RJ), Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) e os ex-deputados Celso Maldaner (MDB-SC) e Tereza Nelma (PSD-AL), que atualmente faz parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Há também um parlamentar do PL, partido de Jair Bolsonaro: o deputado federal João Carlos Bacelar. Procurado, ele negou relação com a Contag e não soube explicar a origem da emenda. 

Todos os 15 parlamentares que apresentaram emendas da Contag foram procurados, mas só cinco retornaram aos nossos contatos.

À coluna, o deputado Zé Neto (PT-BA) informou que as emendas eram uma forma de proteger os sindicatos e associações representativas dos trabalhadores rurais de todo o país.

O político baiano disse ainda que os textos apresentados por ele nem chegaram a ser apreciadas e destacada em votação. 

“Nenhuma dessas emendas têm uma linha, uma vírgula com nada relacionado essa questão das fraudes. Até porque em nenhum deles se falta do aspecto do convênio com descontos. E eu jamais faria algo parecido. E eu fui em defesa das instituições, dos sindicatos”.

Fonte: BNews

Stay Connected
16,985FãsComo
2,458SeguidoresSeguir
61,453AssinantesInscrever-se
Must Read
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui