O clima de Micareta tomou conta da cidade com o Esquenta na avenida Fraga Maia, que foi transformada no circuito Tay Chicana, animando os foliões na tarde deste domingo (27). Bandinhas, blocos de samba e afoxé tomaram conta do circuito, fazendo a festa para crianças, jovens e adultos, alimentando uma tradição que antecede a festa momesca oficial.

O prefeito José Ronaldo participou do evento e afirmou que tudo correu conforme o que foi organizado. “Não se tem trios elétricos, pagode, você vem para esquentar. Tem bandas percussivas, das bandas de sopro, fazendo essa festa parecida com o Carnaval de Recife e as famílias participando na avenida com tranquilidade, se cumprimentando e fazendo o esquenta para a Micareta”, disse.
A festa já se tornou tradição na cidade. “Começou sem mais nem menos na Rua São Domingos. De lá veio para a Av. Fraga Maia que é muito maior e é bom ter esse domingo diferente em Feira de Santana. E ainda tem o Esquenta em Humildes”.

Já o secretário de Cultura do Estado da Bahia Bruno Monteiro ressaltou que é uma alegria ver a cidade já contagiada por esse clima de festa, de alegria e de celebração. “Isso é a cultura popular na rua. As famílias como um todo participando, se divertindo e se permitindo celebrar. É por isso que trabalhamos tanto para se concretizar. É muito bom. Vemos esse clima da Fraga Maia também em São José, Ipuaçu, Humildes e semana que vem com certeza a cidade vai estar tomada pelo clima da Micareta que é isso que a gente quer”.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer Cristiano Lobo fala sobre a união da Prefeitura e do Governo do Estado para realizar a Micareta de Feira. “Esse é o objetivo. Estamos dialogando, chegando sempre ao bom entendimento e pensando no povo de Feira de Santana, que merece o melhor. São mais de 80 anos de Micareta, essa festa tradicional, e hoje estamos nesse Esquenta com muita cultura, a participação efetiva das pessoas que gostam da festa e com os artistas”. Ele garante ainda que a Micareta de Feira terá muita arte, axé e alegria.

O Major PM Joilson Lessa da Costa, responsável pela operação no evento, lembrou que essa é a terceira edição do Esquenta Micareta na Fraga Maia. “O evento vem amadurecendo, mostra que vem para ficar e é um abre alas para a Micareta de Feira”.
A Polícia Militar tinha o efetivo de 200 homens na festa. “Um efetivo grande para mostrarmos a nossa responsabilidade com esse grande evento que vem transcorrendo da melhor forma possível como planejado. Foram quatro portais de entrada onde todas as pessoas que entraram foram revistadas. Esse ano trouxemos o sistema de reconhecimento por câmeras para detectar qualquer pessoa que tenha algum tipo de dívida com a Justiça”.
Ainda conforme o Major, não houve nenhum tipo de registro digno para macular o evento, que é como um ensaio para a Micareta. “Verificamos como o nosso efetivo está com o treinamento que foi realizado com eles. Temos o policiamento no entorno, que faremos com o Folia em Paz que realizaremos na Micareta e estamos trabalhando para trazer essa tranquilidade para esse grande evento”.
Apesar do atraso nas atrações, no final do evento, por volta das 19h, a PM mobilizou o efetivo para que pudesse apoiar a SMT para dar fluência ao trânsito na avenida e ela voltasse a sua normalidade, sem prejuízo do policiamento. A PM também esteve nos distritos da cidade onde também foram realizados o Esquenta. “É uma capilaridade. Houve toda uma organização no CPRL no sentido de que fizéssemos o policiamento nesses eventos de esquenta e não houvesse prejuízo do policiamento normal, com o atendimento da demanda do 190 e outras ordens de policiamento espalhados pela cidade”, finaliza.