A ex-secretária estadual Adélia Pinheiro e o ex-vereador Tiago Ferreira, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), foram nomeados no governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Os dois aliados saíram derrotados nas eleições municipais de 2024. Ambos foram designados para cargos de terceiro escalão na estrutura administrativa do Estado.
Adélia, que já comandou as pastas de Ciência e Tecnologia, Saúde e Educação da Bahia, disputou a Prefeitura de Ilhéus no ano passado, mas foi derrotada por Valderico Júnior (União Brasil). No município localizado no Sul da Bahia, a petista teve 38.928 votos, ou seja, 40,49% dos votos válidos. Uma disputa acirrada, visto que Valderico conquistou 41.567 votos (43,24% dos votos válidos).
Desde então, Adélia esteve fora de cargos públicos pelos últimos seis meses. Agora, assume o posto de assistente especial no gabinete do governador Jerônimo Rodrigues.
Vale lembrar que havia, nos bastidores, a expectativa de que Adélia Pinheiro fosse nomeada para uma secretaria estadual, com destaque para um possível retorno à Educação. A hipótese, no entanto, foi descartada. Na ocasião, cogitava-se uma mudança no secretariado em que Roberta Santana deixaria a Secretaria da Saúde — pasta que já foi comandada por Adélia durante o governo Rui Costa (PT) —, abrindo caminho para sua volta à Sesab.
Nesse cenário, Roberta assumiria a Casa Civil no lugar do deputado federal Afonso Florence (PT). O rearranjo, contudo, não se concretizou.
Já Tiago Ferreira, ex-vereador e liderança sindical ligada aos rodoviários de Salvador, também ficou sem mandato após não conseguir a reeleição para a Câmara Municipal de Salvador (CMS) no último pleito. Desde o fim do mandato, estava sem função pública. Com a nova nomeação, passa a atuar como assistente II na Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Tiago Ferreira teve 5.236 votos na capital baiana, ficando na suplência.
Além de Adélia e Tiago, outro nome do PT também foi contemplado com uma nomeação feita por Jerônimo. Trata-se do ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro (PT). Após concluir dois mandatos consecutivos à frente do município e eleger seu sucessor, Getúlio Sampaio (PT), Júlio foi nomeado assistente especial na Serin.
Com a escolha de Júlio Pinheiro na gestão, o governador também valoriza um aliado vitorioso nas eleições de 2024, que, de acordo com informações de bastidores, já articula sua candidatura para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no pleito do próximo ano.
Fonte: Tribuna da Bahia