Os funcionários das empresas 18 de Setembro e Princesinha fizeram uma manifestação no centro de Feira de Santana para reivindicar os seus direitos nesta terça-feira (1º – Foto: Jornal da Hora BA).

Renato Bispo, um dos coordenadores da manifestação, afirmou que o dia de hoje, 1º de abril, não foi escolhido por acaso para essa manifestação. “Hoje é o Dia da Mentira e estamos aqui celebrando uma mentira que já tem dez anos. Estamos há todos esses anos passando por apertos e necessidade por falta do cumprimento dos nossos direitos. A Justiça esqueceu da gente”.
Segundo Renato, eles se juntaram e estão buscando seus direitos, já que as duas empresas faliram e os direitos deles não foram respeitados. “Elas faliram, foram embora, deixaram alguns carros velhos e não sabemos o que foi feito com eles, não pagaram nossos direitos trabalhistas. Recebemos apenas o FGTS, mas nenhum direito trabalhista. Estamos em busca deles há dez anos”.
A Justiça do Trabalho diz que os processos estão bloqueados, diz Renato. “Nesse caso foi concedido algumas cartas de crédito para que possamos habilitar um novo processo. Então nós estamos voltando a estaca zero”. Ele sempre pedem ajuda ao Sindicato, mas na prática não existe negociação. “Ficamos sabendo ontem que o nosso presidente deu entrevista na rádio, mas são dez anos e vieram falar ontem, depois de chamar a atenção. Aqui só tem rodoviário, não tem presidente ou diretor. Somos um movimento independente. Estamos lutando sozinhos. É a classe pela classe”.
Em relação ao poder público, eles não buscaram nada ainda. “Estamos buscando agora. Queremos uma conversa com o prefeito José Ronaldo até porque a maioria votou nele e precisamos do seu apoio”, finaliza.