- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
HomeBahiaJerônimo Rodrigues abre Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural em Feira de Santana

Jerônimo Rodrigues abre Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural em Feira de Santana

O governador Jerônimo Rodrigues abriu, nesta quarta-feira (28), a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS). O evento aconteceu no Centro de Convenções de Feira de Santana. A conferência vai até o dia 30 de janeiro e tem como tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”. Durante o encontro, será construído um documento com propostas que irão orientar políticas públicas e ações voltadas para os povos do campo, das águas e das florestas.

A programação da conferência inclui painéis, rodas de diálogo e oficinas temáticas organizadas a partir de cinco eixos centrais: o papel do Brasil rural frente à emergência climática e às crises globais; as transformações agroecológicas dos sistemas alimentares; a democratização do acesso ao território, à terra e à água; os direitos sociais e o bem viver; e o fortalecimento do Estado, da participação social e das políticas públicas para o rural. O objetivo é o de construir um Documento Final que irá orientar as políticas públicas do Estado e subsidiar a etapa nacional do processo, prevista para março de 2026.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do evento como espaço estratégico de escuta e formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do meio rural baiano. Segundo ele, o encontro consolida demandas levantadas nas etapas municipais e territoriais, reunindo propostas que extrapolam a produção agrícola e abrangem áreas como moradia, educação do campo, saúde, segurança pública, ciência e inovação.

O governador ressaltou que o desenvolvimento rural precisa ser compreendido de forma integrada, garantindo condições dignas de vida para quem vive no campo. Nesse contexto, Jerônimo citou o papel da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), liderada pelo secretário Osnir, na coordenação dos trabalhos e na construção de um balanço das ações desenvolvidas ao longo de duas décadas de políticas públicas voltadas ao setor na Bahia.

Ainda em sua fala, Jerônimo destacou a atuação conjunta de prefeituras, câmaras municipais, deputados, sindicatos e cooperativas, reforçando que os avanços conquistados são resultado de um esforço coletivo e contínuo. O governador também ressaltou a importância do alinhamento com o governo federal, especialmente com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontando o fortalecimento das políticas para o campo como um fator essencial para garantir soberania alimentar, geração de renda e dignidade às famílias rurais.

Foto: Jornal da Hora BA

Outros assuntos

Jerônimo Rodrigues falou ainda sobre diversos assuntos. Questionado pelo Jornal da Hora BA sobre a redução de 13,1% nos crimes violentos no estado, ele afirmou que ela é motivo de comemoração, mas destacou que o governo segue empenhado em ampliar ainda mais os resultados na área da segurança pública. Segundo ele, os indicadores positivos observados nos últimos 12 e 13 anos, especialmente nos meses de novembro e dezembro, refletem uma política pública contínua, baseada em investimentos e ações permanentes.

Jerônimo ressaltou que a prioridade dada à segurança pode ser medida pelo orçamento destinado ao setor. Entre os investimentos realizados, ele citou a aquisição de viaturas, a realização de concursos públicos, capacitação profissional, melhoria do soldo — remuneração dos agentes de segurança —, além da ampliação da infraestrutura de delegacias e pelotões e do fortalecimento da inteligência policial. De acordo com o governador, operações têm sido realizadas quase diariamente. Em Feira de Santana, a redução das mortes violentas no mês de janeiro se aproxima de 15%, conforme informações repassadas pelo comando regional.

O governador também destacou a parceria com o governo federal e demonstrou expectativa de continuidade do trabalho conjunto com o Ministério da Justiça, agora sob comando do ministro baiano Wellington Dias, ampliando as ações iniciadas na gestão anterior. Para ele, essa integração é fundamental para consolidar um ambiente de paz no estado.

Às vésperas do Carnaval, Jerônimo Rodrigues informou que o governo concluiu o planejamento para o período festivo, que neste ano terá um formato descentralizado. O Carnaval não ficará restrito a Salvador e passará a dar visibilidade ao chamado “Carnaval da Bahia”, com eventos em mais de 220 municípios.

Segundo o governador, todas as cidades contarão com reforço da segurança pública, presença policial, estrutura de saúde, pronto-socorro de emergência e ações integradas. Muitos municípios também receberão recursos do Estado para a programação cultural, fortalecendo as festas locais.

Durante agenda no município, Jerônimo comentou a reunião realizada com o senador Jaques Wagner, o secretário de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho. Ele afirmou que o encontro teve como foco exclusivo a construção de projetos estruturantes para a cidade, afastando especulações sobre alinhamento político.

Entre os principais projetos discutidos está a implantação de um parque estadual em Feira de Santana. De acordo com o governador, pesquisas realizadas junto à população apontaram a falta de áreas de lazer e convivência como a principal demanda da cidade, à frente de pautas como saúde e educação. O projeto do parque está em fase inicial e já teve versões apresentadas ao prefeito.

Jerônimo garantiu que nenhuma iniciativa será implantada sem diálogo com a prefeitura. Ele também afirmou que estudos estão sendo feitos sobre uma possível mudança da rodoviária do município, mas ressaltou que a decisão exige cautela, já que Feira de Santana não dispõe de metrô ou VLT, diferentemente de Salvador. Segundo ele, o foco é priorizar as emergências reais do município.

Ao comentar o cenário político e as articulações para as próximas eleições, o governador afirmou que, como líder do grupo governista, seguirá cuidando da unidade da base. Ele revelou que a chapa majoritária está em processo avançado de consolidação, especialmente no âmbito do Senado, onde há três nomes para duas vagas.

O objetivo, segundo Jerônimo, é construir uma chapa competitiva e agregadora, capaz de contribuir para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ampliar as bancadas federal e estadual e fortalecer o grupo político na Bahia. Para ele, esse processo só será possível com unidade política.

Questionado sobre rumores de que não seria candidato à reeleição, o governador minimizou as especulações e atribuiu a divulgação à oposição. Ele afirmou que segue percorrendo municípios, fazendo articulações e trabalhando. “Deixa eles ficarem na dúvida”, disse.

Jerônimo também detalhou uma recente reunião com o presidente Lula, quando tratou de três pautas prioritárias. A primeira foi a área da saúde, com planejamento de novos investimentos. O presidente deve visitar a Bahia nos dias 6 e 7, quando serão entregues quase 140 ambulâncias do Samu, além de equipamentos de saúde, durante um grande evento que também marcará o aniversário do Partido dos Trabalhadores.

Outro tema discutido foi a consolidação da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Além disso, o governador abordou o avanço do Canal do Sertão, debatido com a Codevasf e o Ministério da Integração. Caso o orçamento federal não seja totalmente liberado, a Embasa poderá executar uma adutora provisória para garantir o abastecimento de água na região, enquanto seguem as tratativas para a implantação definitiva do projeto.

Sobre a decisão do STF relacionada ao cumprimento da lei municipal de saneamento em Feira de Santana, Jerônimo afirmou que o município já conta com um plano de ação hídrico que garante o abastecimento de água pelos próximos 30 anos, tanto na sede quanto em povoados e distritos, incluindo áreas comerciais.

Em relação ao esgotamento sanitário, o governador informou que há um plano de intervenção em conjunto com a prefeitura para ampliar a cobertura. Segundo ele, as obras serão realizadas antes da pavimentação de ruas, evitando prejuízos futuros. Jerônimo também alertou que cinco municípios ainda despejam esgoto no Rio Subaé, que passa por Santo Amaro, destacando a necessidade de ações para garantir saúde pública e preservação ambiental.

O governador comentou ainda as obras do Anel de Contorno de Feira de Santana. Ele afirmou que o projeto está na fase de desapropriação e ajustes técnicos. Após reivindicações do prefeito sobre licenças e possíveis mudanças no projeto, Jerônimo disse que entrou em contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que acionou o DNIT. Uma reunião está marcada para quarta-feira, com a presença do prefeito, para alinhar os detalhes do projeto.

Questionado sobre a possibilidade de transferir a rodoviária para próximo do aeroporto, que passa por ampliação, Jerônimo afirmou que a decisão será amadurecida em diálogo com o prefeito. Ele destacou que, em Salvador, a mudança ocorreu para melhorar a mobilidade urbana, o que foi possível graças à existência de metrô e VLT, realidade diferente da de Feira de Santana. Segundo ele, qualquer decisão será tomada sem prejuízos para a população e preservando a relação institucional com a prefeitura.

Mais participantes

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou que mais de três milhões de baianos vivem da agricultura familiar e ressaltou a retomada do debate nacional após mais de uma década sem conferências sobre o tema. Segundo ele, o documento final reunirá as principais demandas dos agricultores familiares e será encaminhado ao governador Jerônimo Rodrigues e ao governo federal, com o objetivo de subsidiar políticas públicas a partir de 2027. Entre as prioridades estão o acesso à água, à terra, às sementes crioulas e ao mercado, garantindo produção de alimentos saudáveis e dignidade para homens e mulheres do campo.

Já o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, fez um balanço histórico das políticas públicas voltadas ao setor. Ele lembrou que os investimentos na agricultura familiar cresceram de forma expressiva desde a criação da Superintendência da Agricultura Familiar, em 2006, e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em 2014. Atualmente, mais de 600 agroindústrias contam com algum tipo de apoio do Estado, além de ações para ampliar a presença dos produtos da agricultura familiar nas redes de supermercados.

Jeandro também anunciou novos investimentos para 2026, incluindo editais voltados aos povos originários, que somam R$ 25 milhões, além de outros cinco editais que devem totalizar cerca de R$ 100 milhões. Segundo ele, somente em 2024 e 2025, os investimentos da CAR ultrapassaram R$ 1 bilhão.

Stay Connected
16,985FãsComo
2,458SeguidoresSeguir
61,453AssinantesInscrever-se
Must Read
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui