- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
HomePolíticaACM Neto anuncia candidatura ao governo 

ACM Neto anuncia candidatura ao governo 

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto afirmou, pela primeira vez, que será candidato ao governo da Bahia em 2026. A declaração foi feita durante um encontro com líderes partidários realizado em Porto Seguro, no Extremo-Sul do estado, que contou com a presença do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, além de outros aliados políticos. “Sou candidato a governador”, disse ACM Neto.

Esta será a segunda tentativa de ACM Neto de chegar ao Palácio de Ondina. Em 2022, ele foi derrotado no segundo turno pelo atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Naquela eleição, apesar de integrar o campo oposicionista ao PT, Neto procurou se afastar da imagem de Jair Bolsonaro durante a campanha. O Partido dos Trabalhadores governa a Bahia desde 2007 e, em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu no estado com 72,2% dos votos válidos, conquistando maioria em 415 dos 417 municípios baianos. Bolsonaro venceu apenas em Luís Eduardo Magalhães e Buerarema.

Ao comparar os cenários de 2022 e 2026, Neto afirmou perceber um ambiente político diferente. “O que mais me anima, comparando 2026 com 2022, é que a gente vê um sentimento muito forte de mudança no coração dos baianos”, declarou.

Neto, que também é vice-presidente nacional do União Brasil, reforçou publicamente o apoio ao nome do ex-ministro e presidente estadual do PL, João Roma, para a disputa ao Senado Federal nas eleições de 2026. “Se depender de mim, um dos nomes a concorrer ao Senado Federal está aqui do lado, o presidente do PL em nosso estado”, afirmou, ao comentar a formação da chapa majoritária da oposição.

A declaração sinaliza uma reaproximação política entre lideranças que estiveram em lados distintos em disputas anteriores, mas que agora articulam uma frente comum contra o grupo governista na Bahia. O evento também foi marcado por questionamentos feitos pelo prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL).

Questionado sobre um possível cenário de disputa presidencial entre Lula, que pode concorrer a um quarto mandato, e um nome da oposição, como Flávio Bolsonaro (PL) ou outro representante da direita, ACM Neto resumiu: “Ficarei contra o PT”, afirmou.

Neto disse ainda que os governos do PT se ausentaram dos municípios do Extremo-Sul do estado e defendeu uma mudança de postura na condução das políticas públicas, especialmente nas áreas de segurança e saúde. Segundo ele, a região tem sido negligenciada pelas gestões petistas, tanto na oferta de serviços públicos quanto na construção de uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo.

“Houve um distanciamento muito grande, uma ausência do governo do Estado, não só do ponto de vista de realização, de serviços públicos, mas de uma falta de planejamento futuro, de entender o potencial e a força da região como elementos fundamentais para gerar desenvolvimento para a Bahia”, afirmou.

Fonte: Tribuna da Bahia

Stay Connected
16,985FãsComo
2,458SeguidoresSeguir
61,453AssinantesInscrever-se
Must Read
Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui