Professores aprovados no concurso público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana tomaram posse nesta quinta-feira (3 – Foto: Jornal da Hora BA). A posse dos 187 professores aconteceu. O prefeito José Ronaldo afirmou que essa atitude no início do seu mandato mostra coragem e determinação. “Convocar quase 200 professores, quase 300 servidores de uma vez só, mostra coragem quando a história mostra que se fazia com 20. Isso mostra que realmente queremos que a educação em nosso município melhore”.
Em relação a estrutura das escolas, o prefeito disse que já autorizou a reforma da Escola Paulo de Freitas, na comunidade do Carro Quebrado, em Maria Quitéria, e a Escola Timoteo Ferreira no entroncamento de Tiquaruçu. “Amanhã estarei na Serraria Brasil autorizando a Escola Eduardo Fróes da Mota e na próxima terça-feira no Campo Limpo autorizando a Escola Francy Barbosa. Estamos trabalhando para fazer uma educação melhor”.

Já o secretário de Educação, Pablo Roberto, ressaltou que esse é um momento importante e histórico para Feira de Santana. “É a primeira vez que o prefeito convoca em um único ato a totalidade dos aprovados. Foram aprovados 300 professores e convocamos os 300, assumindo um compromisso com a educação em Feira de Santana e com nossa comunidade estudantil que é resolver de uma vez por todas esse problema que a cidade enfrenta. Na próxima semana daremos posse aos demais e aí completaremos todos os aprovados no concurso realizado no ano passado”.
Em relação a estrutura das escolas, Pablo disse que tem trabalhado muito em relação a isso e atualmente existem intervenções em aproximadamente 70 escolas. “Anunciaremos ainda a construção de cinco novas escolas em um investimento de mais de R$ 20 milhões. Vamos reformar três creches. Estamos trabalhando todos os dias para dotar a nossa rede de uma estrutura física de qualidade para atender ao nosso alunado”.
Há ainda o processo de formação e capacitação de professores ao longo de todo o ano. “Claro que os que estão tomando posse chegam nesse processo e inseridos nesse movimento. Eles vão assumir sala de aula afinal tiveram preparação ao longo da sua carreira para o concurso”.
O prazo para entrega de documentos é até hoje. “Os candidatos sabem disso e agora vamos preparar o segundo momento para dar posse aos que faltam para os 300 aprovados”.

Adriana de Oliveira Neves, uma das professoras empossadas, trabalhava como serviços gerais na Procuradoria Geral do Município. “O sentimento é de felicidade e gratidão a todos que me ajudaram a chegar até aqui. A educação é a base de tudo. Sempre soube que para evoluir eu teria que estudar muito. Com garra, determinação e dedicação consegui passar no concurso”.
E não vai parar de estudar, garante. “É um processo. Para ensinar você tem que estar sempre aprendendo cada dia mais, se aperfeiçoando e melhorando a cada dia. Foram muitas noites perdidas, tempo dedicado e o importante é que valeu a pena”.

Larice Gomes Santana, foi aluna da rede municipal de ensino, foi estagiária e agora professora concursada. “É um momento de orgulho, gratidão poder saber que eu, como fruto da escola que hoje volto como professora efetiva. Espero contribuir para a transformação da realidade de muitos alunos, crianças e adolescentes, levar um pouco de esperança e perspectiva de mudança e de um futuro melhor”.
Ela disse que sabe dos desafios do ensino público, mas que preza pela busca da qualidade do ensino. “Estou disposta a dar o melhor de mim para colaborar. Fui inspirada por professores e hoje estou no papel de influenciar e inspirar outros estudantes”. Ela vem de uma família de professores, o que foi incentivo a mais para seguir essa carreira. “Eu sempre soube das dificuldades da carreira, mas sempre foi um sonho meu de criança. Vi minha mãe e minha avó dando aulas e elas sempre foram exemplos para mim. Foram elas e outros professores que me motivaram a estar aqui hoje e sonhar em mudar a realidade de outros estudantes. A educação transforma. Ela é o instrumento principal, senão o único para mudança da realidade de índices negativos na sociedade. A educação é a esperança”.